quarta-feira, 6 de junho de 2007

Insalata Caprese

Esta é a autêntica Salada Caprese, prato genuinamente Napolitano.É uma salada extremamente simples mas, simplesmente deliciosa!
  • Para que a salada seja perfeita é necessária a estação certa. É básicamente uma salada de Verão, pois deve ser confeccionada apenas com tomates vermelhos, maduros (mas bem firmes), sumarentos, cheios de aroma e sabor, e, muito importante, sem terem estado no frigorífico (o frio retira o sabor).
  • Outro ingrediente importante é o basílico, mais conhecido por estas bandas por manjericão. Se possível, usar daquele que foi cultivado com muito carinho no quintal! Aquele cheio de aroma e sabor, ao contrário do que se compra no supermercado, que raras excepções, de manjericão só tem o aspecto.
  • A Mozzarella! Para uma verdadeira Insalata Caprese teríamos que usar Mozzarella di bufala, uma especialidade Napolitana. Mas como é muito dificil de arranjar e bastante cara, pode perfeitamente ser substituida por uma boa muzzarella de vaca, sem graves estragos para o resultado final.
  • Por último, o azeite. Simplesmente compre o melhor azeite que a sua bolsa lhe permitir!!!
Preparação:
Cortar o tomate e a muzzarella em fatias. Colocar o tomate e a muzzarella alternadamente num prato de servir e juntar (seja generoso) folhas frescas de manjericão. Tempere a salada com flor de sal e pimenta moida na hora. Antes, e só antes de servir, tempere a salada com um bom azeite.

11 comentários:

Cris disse...

Ficou linda sua salada!

Cláudia A. disse...

Essa salada é uma maravilha!!

Joaninha disse...

É mesmo uma maravilha, tão fresca e tão deliciosa. Além de que visualmente é maravilhosa!

Gorete disse...

Também sou fã desta salada, tão simples, tão cool, e de grande efeito!

valentina disse...

Lindfa apresentação realmente. E esta salada reinforca o fato de que nao ha nada como comer os produtos nas estacoes certas, quando estao bem saboroso, frescos, inigualaveis.

Daniel Figueiredo disse...

Adoro salada caprese!
A sua ficou com um aspecto ótimo.

diefe disse...

Abriu-me o apetite! Vou fazer.

Cláudia disse...

Simplesmente esta salada é a combinação perfeita. Eu adoro!
bjs

fezoca disse...

eu adoro essa salada, posso comer todos os dias! :-)
bjoss,

Paulo disse...

Linda e saborosa esta salada.

Marizé disse...

Sem duvida, uma das minhas fovoritas.
Parabéns pela excelente apresentação.