segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Linhaça


A linhaça entrou regularmente na minha alimentação, à já algum tempo, devido a problemas de prisão de ventre. No entanto tenho vindo a descobrir que a linhaça é um alimento funcional, ou seja, que contém, além dos seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gordura e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois o seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
A linhaça pode ser utilizada das mais diversas formas em iogurtes, saladas, sumos, misturada com outros cereais, massas de pão e bolos, etc., etc.
Vitalidade Física
Este cereal aumenta progressivamente a vitalidade e a energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos recuperam da fadiga em menos tempo.
Baixa de Peso
É excelente para fazer baixar o peso, pois elimina o colesterol de forma rápida. Ajuda a controlar o apetite por conter grandes quantidades de fibra dietética. Tem cinco vezes mais fibra do que a aveia.
Combate ao Cancro
Esta semente contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.
Pele e Cabelo
Com o consumo regular de sementes de linhaça vai notar a sua pele voltar a ser mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios solares. É ideal para problemas de pele, tais como: psoríase e eczema.
Doenças Inflamatórias
Diminuiu as condições inflamatórias de todo o tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amigdalite, meningite, etc.
Retenção de Liquidos
Ajuda os rins a eliminar a água e sódio.
Sistema Imunológico
Faz com que o nosso organismo fique menos doente e que fique mais resistente às doenças.
Funcionamento Intestinal
Para melhorar o funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque uma colher (sopa) de sementes de linhaça num copo de água e deixe descansar por 12 horas. Tome somente a água em jejum pela manhã. Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionada a iogurte, saladas, etc.
Como podem ver, acho que vale a pena introduzir este cereal na alimentação. Eu coloco sempre uma colherzinha de sementes de linhaça quando como um iogurte. Garanto que não altera o sabor do iogurte. Onde comprar: supermercados, hipermercados, lojas de dietética. Eu compro as minhas sementinhas no Pingo Doce.

8 comentários:

Romy disse...

Muito interessante... este tipo de informação é importantíssimo :-)

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Eu sou consumidora assidua de linhaça, só não sabia de tudo isto...

muito legal!

bjssssssssss

Tatiana disse...

Eu uso a farinha de linhaça em sucos, sopas, em quase tudo...meu marido nem percebe kkkk...
Muito úteis as informações!

Bjs

conceicao disse...

Eu uso muito linhaça, tem ómega 3.
Bjs

Anónimo disse...

台灣處亞熱帶最適於它的繁殖,危害最嚴重的有家白蟻及大和白蟻。在每年四月至九月間,一大群白蟻集體飛出巢穴追逐(颱風或大雨來臨之前)雌雄配對後,迅速地脫落翅膀, ... 在台灣,住的房子雖多為鋼筋水泥,但早期居住的木造房子,就常受到白蟻的侵蝕。

Iliane disse...

eu consumo linhaça a muito mais de um ano.!!.e pude comprovar todo esse benificio que ela faz ao corpo da gente..já me acostumei tanto a tomar..que no dia que não faço isso sinto falta!!!muito bom voce colocar os beneficios dela aqui..muita gente não sabe que ela é isso tudo e muito mais..parabens..bjus

Cláudia M. disse...

Muito interessante! Hoje mesmo alguém me falou das propriedades da linhaça, acho que está na hora de experimentar: vitalidade física é do que estou mais a precisar, ando mesmo com muito pouca energia :(

bjs

Mamã Catarina disse...

Já lá vi no Pingo Doce estas sementes e muitas outras, só ainda não aproveitei a trazer! E gostei de saber que têm tantos benefícios! Vou seguir o teu conselho e comprar :)

Beijinhos e boa semana!!