terça-feira, 13 de outubro de 2009

Quentes e boas ... as Castanhas




Chegou o Outono, chegaram as Castanhas!


As Castanhas são usadas na alimentação humana desde a pré-história, chegando mesmo a substituir o pão ou as batatas. Pelo seu valor nutritivo e energético, era utiliza outrora em vários estados de mal-estar e doença. É também tónica, estimulante cerebral e sexual, anti-anémica (castanha crua), anticéptica e revitalizante. Para afinar as cordas vocais e debelar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.



imagem retirada da net
CURIOSIDADES:
Adivinhas
  • Qual é a coisa, qual é ela, que é macho e dá fêmeas?
  • O meu fruto é mais doce, que o milho fabricado, todos o comem com gosto, cru, cozido ou assado?
  • Tenho camisa e casaco, sem remendo nem buraco, estoiro como um foguete, se alguém no lume me mete.
Provérbios
  • Quem não sabe manhas, não come castanhas.
  • Quando o sol aperta, o ouriço arreganha.
  • O Céu é de quem o ganha e a castanha de quem a apanha.
  • Mais vale castanheiro, que saco de dinheiro.
  • De castanha em castanha (roubando) se faz a má manha.
  • De bom castanheiro, bom madeiro.Cruas, assadas, cozidas ou engroladas, com todas as manhas, bem boas são as castanhas.
  • Castanha quente só com aguardente, comida com água fria causa «azedia»
Delícias (clique para ver a receita)
imagem retirada da net
Como podem ver a Castanha é muito versátil.

19 comentários:

Pratos da Bela disse...

Amei o pratinho e já iam umas para o papinho ;o)
Jinhos fofos

Pratos da Bela disse...

Amei o pratinho e já iam umas para o papinho ;o)
Jinhos fofos

Romy disse...

Eu adoro castanhas mas ainda as acho muito caras... costumo comprar só lá para Novembro, quando estiverem mais baratinhas eheh

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Adoro, adoro, adoro!.. pena que ainda não esteja frio para as saborear :D:D.. o castanheiro lá de casa já começou a dar:D:D
beijinhos (*.*)

micas disse...

Adoro castanhas, mas ainda não comprei este ano, por aqui estam caricimas!
Beijinhos linda

Carina disse...

Adoro castanhas!!!!
Como me abriu o apetite!!!!

Beijinhos :)

Abelha Maia disse...

Estão mesmo apetitosas.
E o post está bem completo, gostei muito de ler.
bjsss

conceicao disse...

Nesta época farto-me de comer castanhas.
Bjs

Tatiana disse...

Adoro castanhas, pena que no Brasil sejam tão caras!!!

Bjs

ameixa seca disse...

Tenho uma bacia cheia delas. A minha mãe vai caminhar e passa por um sítio que tem um castanheiro :) Ou seja... anda a roubar castanhas he he

Sónia Alexandra disse...

Amiga sou garnde amante de castanhas...n
ao fosse ue fruto do S. Martinho (faço anos a 11 de Novembro)...udo uma delicia. Beijinhos

Grazy disse...

Adoro, adoro, adoro muitooo! Bjus!

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Como aperitivo, vai num piscar de olhos...

bjssssssssss

Tânia Saj disse...

Aqui encontramos castanhas portuguesas próximo ao Natal, e sempre com preços bem salgadinhos...
Gostei de ver tantas receitas com ela! Provei tão poucas!
Bjinhos

Anónimo disse...

提供瑜珈教學,包括課程及收費方式等內容,來舒發生命的泉源,塑造和諧的身心靈。選擇嘉俞瑜珈教室,讓您的瑜珈生活就此開始。

簡善琳瑜珈補習班位於高雄市,提供瑜珈教學、瑜珈教室及費用等。家喻戶曉的美國女星珍芳達,62歲她不再跳有氧舞蹈改練瑜珈。永遠看起來年輕貌美的堂娜,38歲出了一本漂亮瑜珈,教人怎樣簡單練瑜珈課程。瑜珈一下子躍升為時尚潮流裡軟性運動的代言者。

Fla disse...

Castanhas portuguesas não podem faltar no Natal!
-)
Beijos

Mamã Catarina disse...

Tenho saudades de uma boa castanha assada ou cozida com aquele saborzinho bom a erva-doce! Agora que está na altura dela, tenho de tratar disso :)

Recordo-me, quando era miúda, que se dizia que quem comesse castanhas cruas ficava com piolhos! Não sei se é verdade ou se era apenas um "dizer", mas eu também nunca gostei de as comer cruas :)

Beijinhos e boa semana!!

moranguita disse...

ai manda esse pratinho.
sou doida por castanhas

hehe

Priscila disse...

Quanta receita boa com Castanha. Eu só sei comer ela cozida, e pronto. Esse post é otimo. Vou tentar. Beijao da Pri