Dióspiros ... de Zeus ou de Afrodite???


Os dióspiros ou caquis (Brasil)  vêm com o Outono. De acordo com a “sábia” Wikipédia é uma fruta originária da China (quem disse que o que é chinês não presta?!) Têm propriedades anti-oxidantes e anti-cancerígenas. São ricos em vitamina A, C, B6 e B12. O caroteno, as fibras, o potássio, magnésio e ferro promovem a saúde dos olhos, pele, intestinos, ossos e contração muscular, controlando a hipertensão arterial e o colesterol.

Depois há o mito que o dióspiro é hiper calórico! Não é bem assim: 100 gramas de dióspiro equivalem a 58 calorias (100 gramas de maçã têm 52 calorias!).

Hoje em dia já podemos encontrar várias espécies de dióspiros em Portugal. Podemos dividi-los em adstringentes (os que amarram na boca) e não adstringentes.

Aqui ficam algumas receitas com dióspiro que me parecem deliciosas:

Cheesecake  - AQUI 

Mousse, da Dulce - AQUI  

Bolo , da Isabel - AQUI

Bolachas, da Isa - AQUI  

Soufflé, da Susana - AQUI  

Compota, da Sara - AQUI  


Esqueci-me de mencionar que o nome «dióspiro» (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa “alimento de Zeus”.  Mas… se lá nos jardins do Olimpo os Deuses tivessem dióspiros com este formato, acho que iriam usar o nome da deusa Afrodite para dar o nome ao fruto, não acham???


Por último quero agradecer ao fotógrafo, o meu amigo Pedro Minhava que me cedeu esta foto fantástica para o blog.

Comentários

Esses são uns diospiros marotos! Beijinhos
Carla Ramalho disse…
Eu adoro diospiros mas confesso que nunca me cruzei com nenhum desses :)
Se puder, venha me visitar em Gulosoqb
É só mesmo a minha fruta preferida!
Acho que com isto digo tudo!!!!!!!!!!1
Nina