Pernil fumado, assado no forno com mel de rosmaninho, alecrim e tomilho


Isto foi, mais ou menos, assim:

Fomos ao supermercado (eu e o marido) com a intenção de comprar um peixinho para grelhar… 23 pessoas à nossa frente para serem atendidas! Enquanto eu esperava “impacientemente”, o meu marido, “impacientemente” foi dar uma voltinha pelo supermercado e, passados 5 minutos, volta e “ordena”: - " vamos embora, hoje vamos comer pernil fumado assado no forno!"


OK, tudo bem! Mas eu nunca comi e não estou a ver como cozinhar “isso”. E diz o marido: "procura na net!!!" E foi o que eu fiz! Achei esta receita deliciosa e aprovadíssima da Ana Pinheiro (até pelo Tomás, que para não comer carne arranja sempre uma desculpa). Quase que não alterei a receita, apenas acrescentei algumas aromáticas.

(para 4 pessoas)
  • 2 pernis de porco fumados
  • 20 batatas pequenas
  • 7 dentes de alho grandes
  • 1,5dl de vinho branco
  • 2 colheres (café) de pimentão doce
  • 2 colheres (sopa) de mel de rosmaninho
  • 1 colher (sopa) de salsa seca picada
  • 1 ramo de alecrim e tomilho
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.


  1. Cozer o pernil num panela de pressão, apenas com água, durante cerca de 45 minutos;
  2.  Cozer as batatas com a pele; Depois de cozidas, pegar num pano e dar um murro nas batatas;
  3. Dispor as batatas “esmurradas” no fundo de uma travessa que possa ir ao forno;
  4. Por cima das batatas colocar 4 ou 5 dentes de alho laminados, o pimentão, a salsa e metade do vinho branco;
  5. Colocar os pernis por cima das batatas e barra-los com o mel (por muito que lhe custe … o melhor é usar as mãos para esta tarefa);
  6. Colocar 1 alho laminado por cima de cada pernil, regar com azeite a gosto e refrescar com o vinho;
  7. Adicionar um raminho de alecrim e outro de tomilho;
  8. Levar ao forno (180º/200º) até que o couro do pernil fique bem tostado.



E para acompanhar este prato sugiro um Pousadela bem geladinho!



Comentários