Caracóis à Portuguesa


Não me perguntem se estavam bons porque não os provei. Sinceramente ... não gosto de caracóis! Foi o meu marido que os preparou. A receita é dele! Dizem, quem provou, que estavam muito bons!!!

2 kg de caracóis pequenos3 colheres (sopa) azeite
1 ramo de oregãos
1 folha de louro
2 dentes de alho
1 cebola
sal
pimenta
piri-piri


Lavar os caracóis em várias águas até ao completo desaparecimento da baba. Colocam-se numa panela grande e cobrem-se com água (2 ou 3 dedos acima dos caracóis).

Juntam-se o azeite, os oregãos, o louro, os alhos inteiros, a cebola cortada em quartos, sal, a pimenta e o piri-piri.

Leva-se a panela a lume brando. O aquecimento deve ser lento para provocar a saída dos "pauzinhos" dos caracóis. Quando levantar fervura, vai-se retirando a espuma que se forma à superfície, com a ajuda de uma escumadeira, e mantém-se a fervura sempre suave (cerca de 2 a 3 horas).

Conservam-se no líquido da cozedura até à altura de servir.

Servem-se quentes em pratinhos individuais com um pouco do caldo da cozedura. Comem-se com o auxílio de palitos ou alfinetes.



Sabia que...

Em Portugal dá-se preferência aos caracóis cinzentos e pequenos, mas os grandes, apanhados nas vinhas, são também muito apreciados. A estes dá-se vulgarmente o nome de caracoletas.

Comentários

iack... também não gosto!
Mas aqui em casa adoram... só que da última vez que tentaram fazer eu não consegui entrar na cozinha!!! e proíbi que repetissem... se vêm essa receita, vão querer experimentar outra vez...
nesse dia vou comer fora!!!
Eli disse…
Eu nunca comi, mas o prato está lindo!
Vera disse…
ADORO! E agora com o calor a começar... Boa sugestão para um final de tarde.
Anónimo disse…
Adorei esta receita, e obrigada pela dica!! Linda foto!!
turbolenta disse…
Eu gosto de caracóis.
Também lhe costumo juntar um pouco de toucinho entremeado e linguiça.
Com que então os caracóis grandes são das vinhas!... Havia de ter vindo no outro dia aqui ao meu quintal. Apareceram quase de um dia para o outro, assim...vindos do nada.Eram enormes, gordos e anafados e estavam mesmo na disposição de comer os espinafres todos e as favas (que tinham começado a germinar).
bom fim de semana.
Obrigada pela visita