Pescada no Forno com Legumes


Chegar a casa, depois do trabalho e ter esta maravilha à minha espera em cima da mesa ... é mesmo de uma mulher com muita sorte!


1,2 kg de postas de pescada
Sumo de 1 limão
1 kg de batatas
1 molho de grelos
200 g de manteiga
4 ovos
1 dl de azeite
1 cebola pequena
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.

Tempere as postas de pescada com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve. Descasque as batatas e corte-as em gomos. Coza-as em água temperada com sal.
Arranje os grelos e coza-os, também em água temperada.
Coza os ovos durante 10 minutos. Ligue o forno a 200º.
Derreta a manteiga numa frigideira e core o peixe. Depois do peixe estar dourado, retire-o e leve-o ao forno, por mais 10 minutos.
Faça o molho: coloque na trituradora o azeite, a cebola, os pimentos sem sementes e a salsa. Triture tudo muito bem e tempere a gosto.
Descasque os ovos e corte-os em gomos.
Sirva o peixe com as batatas e os grelos e regue tudo com o molho.
Sugestão: Se não gosta do molho frio, verta-o sobre o peixe antes de o levar ao forno.
Sabia que...
Disponível durante quase todo o ano, a pescada, quando ainda pequena e de peso inferior a 2,5kg ganha o nome de marmota, é um dos peixes mais versáteis.
Pequena é deliciosa frita assinalando-se a celebérrima Pescadinha de Rabo na Boca. Já adulta, é óptima cozida com todos - as batatas, as verduras e ovo, igualmente cozidos - em filetes, souflés, tranches, medalhões...

Comentários

Cláudia A. disse…
Amei o seu prato. Sou fã de pratos de forno. Já anotei a receita. Um beijo.
Eli disse…
Que delícia! E esse seu pratinho é lindo! Esta anotadinha. :)
Lila disse…
obrigada por sua visita,se gostar de pão, amanhã terá uma receitinha te esperando...rs...
vc. é realmente uma mulher de sorte em chegar em casa e encontrar na mesa um prato como esse...receita anotada ,
beijo
Anónimo disse…
Kero um maridi igual ao seu!! Mulher com sorte mesmo!!!!
Ana disse…
Oi Flor de Sal! (precisa me contar seu nome! hehehehe!!)
Primeiramente, obrigada por ir visitar meu blog, fiquei feliz! E segundo, gostei da receita do peixe, adoro peixe feito no forno, colocou legumes entao chamou meu nome!

Quanto ao sour cream, em portugues (do Brasil) algumas pessoas chamam-no de "creme azedo". Nao sei se eh facil de achar ai em Portugal, mas se nao encontrar pode substituir tranquilamente por iogurte natural - e esse c/ certeza deve ter ai!!

Se vc quiser fazer o sour cream, ha varios metodos, e a Fernanda do blog chucrutecomsalsicha fez uma sessao chamada "dicionario e dicas" no blog dela justamente sobre traducoes e dicas de como preparar em casa certos condimentos/preparados.
Estou mandando a voce as maneiras de preparar o sour cream, mas nao deixe de conferir o blog dela (http://www.chucrutecomsalsicha.com/)
e tbem a nova sessao: http://www.chucrutecomsalsicha.com/dicionario.html

Espero ter te ajudado, qualquer coisa me escreve de novo! Aguardo sua visita no kitchenspace e sem duvida virei passear por aqui!
Ana
Ana disse…
Eu de novo, era muito longo e nao coube em um comment so, entao ai vai...

Maneiras de preparar o "sour cream", retirado do Blog Chucrute Com Salsicha, sessao de "dicionario e dicas"!

»Sour Cream:
[1.]
2 colheres de sopa de leite desnatado
1 colher de sopa de suco de limão
1 xícara de queijo cottage low fat
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata em velocidade média até ficar bem cremoso.

[2.]
2 xícaras de creme de leite fresco
5 colheres de chá de buttermilk [*leite azedo ou coalho]
Misture tudo numa jarra e misture vigorosamente. Deixe em temperatura ambiente por 24 horas. Guarde na geladeira e deixe descansar por mais 24 horas antes de usar. Essa receita é bem parecida com uma de crème fraîche que eu vi na revista Martha Stewart Living. Então deve ficar um tipo de sour cream mais "rich".

[3.]
Essa receita de sour cream é de um livro da Cordon Bleu:
Misture 1 colher de sopa de suco de limão em 250 ml de creme de leite integral numa tigela de vidro. Deixe a mistura descansar na temperatura ambiente por 10-30 minutos até engrossar. Cubra a tigela e deixe na geladeira até ficar pronto para ser usado. [*dica da Patricia Scarpin]

[4.]
Uma ótima substituição para sour cream é: se colocar iogurte natural (não o desnatado) num paninho e deixar escorrer todo o líquido. [*dica da Valentina]


Flor de Sal, a maneira mais pratica mesmo de substituir o sour cream e a numero quatro, usango iogurte natural. Se vc tiver paciencia deixe escorrer pois fica ainda mais gostoso, mas se nao tiver tempo pode usar o iogurte em seu estado original mesmo. Eu vivo substituindo sour cream por iogurte, funciona super bem!
Abracos!
Ana