Sapateira Recheada

Há alguém cá em casa que simplesmente adora marisco!!!
Esta sapateira faz parte das "comidas mais comidas" cá em casa. Tive uma certa dificuldade em indicar as quantidades porque estamos tão treinados a faze-la que já vai tudo a olho.
Evidentemente que o melhor será usar uma boa sapateira viva, mas no caso de não ser possível, já se encontram umas sapateiras congeladas bastante boas. Algumas até já estão cozidas! É só deixar descongelar bem e começar a fazer o recheio.

Bom Apetite!



1 sapateira
2 colheres (sopa) maionese
1 colher (chá) mostarda
1 colher (sopa) Ketchup
1 colher (chá) whisky
1 ovo cozido picadinho
1 colher (sopa) pickles picadinhos


Colocar a sapateira em água a ferver temperada com sal e deixe cozer durante cerca de 20 minutos. Escorra-a, abra a carapaça e retire toda a carne que se encontra no interior da carapaça e limpe as cartilagens. Separe as tenazes e as partes menores e reserve.

Numa tigela misture a carne da sapateira com os restantes ingredientes (se o recheio ficar muito liquido, juntar um pouco de pão ralado).Em vez de colocar o recheio dentro de uma taça, pode, e deve, coloca-lo dentro da carapaça da sapateira (a carapaça da minha sapateira "sofreu" um ligeiro acidente que a impossibilitou de posar para a foto!). Leve ao frigorifico e depois é só servir acompanhada com umas fatias de pão ou tostas. ... e uma cerveja também, ou várias!!!!



Dica: Se a sapateira não for muito "cheia", ou seja, se tiver pouca carne, adicione ao recheio um pouco de camarão cozido picado.

Comentários

Joaninha disse…
Se não fosse tão tarde ía já aí meter o dedo no recheio! :-)))
Elvira disse…
Um petisco dos deuses! :-)
Cláudia disse…
Flor, admiro muito vcs portuguesas, que têm um acesso muito bom ao peixes e frutos do mar. Sabe que nunca lidei com sapateiras, nunca fiz nenhum prato. Só corri delas na praia. Aqui são chamadas de carangueijos.
Qualquer dia vou me aventurar, talvez quando for a Santos.
Bjs
Anónimo disse…
Ai se a minha mulher vê isto... eu adoro marisco, ela é viciada em sapateira recheada.
Delicioso ;) *****
Eli disse…
Menina deve ser um luxo!!
Brites disse…
Tão bom, mas tão bom, tão bom, tão bom... que não sai mais nada!
Adoro sapateira e esta está divinal!
Como diz a nossa querida Elvira, um petisco dos deuses!
Beijinhos!
Marcia disse…
O que é sapateira? uma espécie de marisco ou caranguejo?
Fiquei bem curiosa!