Adventskalender

Aqui está a “decoração” de Natal preferida do meu filho!!!


O “Adventskalender”, ou melhor dizendo, o Calendário do Advento é uma maneira deliciosa de contar os dias que faltam para o Natal. A ideia surgiu na Alemanha, por volta de 1880. No início, as famílias alemãs riscavam uma linha com um giz na porta, todos os dias de dezembro, até chegar o Natal.
Com o passar do tempo, os costumes foram mudando e as crianças passaram a esperar o Natal de uma forma divertida e muito gulosa: surgiram os Calendários do Advento feitos com portinhas ou janelinhas recheadas com mensagens e doces. A cada dia que passa, abre-se a porta com o número correspondente, revelando uma surpresa a cada dia! Consoante a cultura e religião das famílias e a idade dos destinatários - na maioria dos casos são crianças - esta pode ser um doce, uma pequena prenda, um desenho, uma história alusiva ao Advento, etc..

Os Calendários podem ser de madeira, tecido ou papelão, ter diversos formatos e tamanhos, podem ser confeccionados em casa ou comprados, pois são vendidos em muitos lugares.
O Adventskalender serve principalmente para que as crianças vivam aos poucos a expectativa do Natal e aprendam que tudo tem seu tempo certo, controlando a ansiedade de querer abrir todas as janelinhas ou caixinhas de uma só vez. E também ajuda a amenizar a vontade de receber o presente antes do Natal.
Esta forma divertida de esperar o Natal também serve para os adultos. Há calendários feitos especialmente para os grandinhos, com chocolates recheados de licor. Há até prédios se transformam em gigantes calendários nessa época. Também existem cartões com pequenas janelinhas numeradas e calendários online, que só mostram a surpresa virtual se o usuário clicar a janela no dia correto

E agora vamos todas pedir à Nysa para (se poder, claro) postar algumas fotos de um "Weihnachtsmarkt". São simplesmente lindos! Mas não tenho fotos e para as tirar teria de ir à Alemanha! Bem, seria um prazer ...
Mais decorações do nosso Natal

Comentários

Eli disse…
Quanta coisa linda!! O natal é mesmo um data muito especial! :)
Marizé disse…
Eu gosto daqueles com chocolates, mas sou tão gulosa que faço batota!

Beijocas e bom fim de semana
Anónimo disse…
Flor!! aaaaamo esses artesanatos!! essas outras decorações da última foto foi vc que fez? lindas!!!
Sylvia disse…
Voce faz umas coisas tao lindas !!!
Queria ter habilidade para artesanato, pois valorizo muito e acho otimo como terapia também.
Beijos
turbolenta disse…
As crianças gostam mesmo de surpresas e coisas diferentes todos os dias.Também já vi destes calendários de feltro à venda.OS hábitos vão-se generalizando e deixando de ser exclusivos do país de origem.
bom fim de semana
Nysa disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Nysa disse…
que giro.. pois é querida flor de sal, é claro que conheco esse ritual dos adventskalender. hoje em dia já nao tenho nenhum, mas quando era crianca adorava-os. nao sei se é por sempre ter vivido aqui, mas adoro a época natalícia na alemanha. já falei várias vezes nos mercados de natal no meu blog e certamente que vou bloggar mais fotos dos christkindlmarkt aqui em munique. gostava de te enviar um cheirinho a glühwein, gebrannte mandel e bratwurstsemmel... ;-)

*http://cheznysa.blogspot.com/2007/12/mercado-de-
natal-christkindlmarkt.html
*http://cheznysa.blogspot.com/2005/12/
natal-em-munique.html
*http://cheznysa.blogspot.com/2006_12_
01_archive.html
Sarita disse…
É tão lindo e a cada dia k passa as crianças e até nós adultos começamos a ficar mais ansiosos.Eu costumo comprar daqueles de chocolate.bjinhos
Cláudia disse…
Flor, está maravilhoso o seu, também não resisti ao Calendário do Advento que vi no blog Sabor e Arte e mesmo sem saber costurar dei um jeito, dá uma olhadinha no meu blog!
As decorações de Ntal...estas e as outras estão girissimas, divertidas euito fofinhas...Eu tb adoro o calendario do advento :-)))) E faltam 15 dias! :-)))

bjs e boa semana
Paula disse…
Os enfeites de Natal, estão todos muito giros!
E obrigada pela visita!
Beijinhos!
Hydrargirum disse…
Flor de Sal, já me conquistaste!:)...
Estou a adorar o teu blog...!!!Juro!!!
Variado, pertinente....com fotos e receitas de culinária!
Vais já pros meus favoritos com a tua licença!:)

No UK, tb tínhamos advent calendars...tinham eram chocolatinhos por detrás de cada janelinha correspondente ao dia:)


Jinhos!:)