"Coalho" ... ou ... Flor de Sal




“A Flor de Sal foi desde sempre consumida em Portugal pelos Marnotos (trabalhadores da salina) em sua casa. Davam-lhe o nome de “coalho”  por flutuar à superfície da água tal como a nata no leite.
A Flor de Sal é composta por cristais leves, em forma de palheta, de uma brancura extrema, que se formam na superfície das pequenas peças da salina, formando uma fina película de sal que as cobre.Essa “película” é colhida diariamente, com um rodo (instrumento manual de recolha), necessitando para o efeito de perfeitas condições climatéricas.
A grande vantagem da Flor de Sal é o seu sabor, ou melhor, os sabores que esta desperta nos alimentos.
A Flor de Sal deve ser utilizada após a confecção, antes de servir, para afinar o tempero, ou na mesa para os que gostam de um pouco mais de sal, substituindo o insípido sal refinado.
A duração da época produtiva da Flor de Sal é normalmente inferior à do Sal Marinho Tradicional, resultando também numa menor produção, razão pela qual é um produto disponível em muito pouca quantidade.”
Fonte: Necton



Como devem calcular sou uma grande fã de Flor de Sal. E já repararam nas doses individuais de Flor de Sal da Necton? Agora posso sempre abrilhantar a minha marmita, em qualquer sitio, com Flor de Sal!

E aqui ficam algumas sugestões com Flor de Sal:







Comentários

Bombom disse…
Olá Flor de Sal
Quem melhor do que tu nos poderia apresentar a Flor de Sal e tão bem documentada?
Eu sou fã das Flor de Sal (he,he, a tua, tão especial e a das salinas)!
Acho que a descobri há muito tempo aqui nos blogs da Culinária. Julgo que de início era usada só pelos bons Cozinheiros, mas com a divulgação que teve começou a encontrar-se à venda com mais frequência. Não admira que seja um pouco mais cara devido à pouca quantidade obtida em cada safra.
Eu também a uso quando faço queijinhos frescos e na confecção do pão. É um mimo que temos em Portugal e que não se encontra na maior parte dos países da Europa. Na Inglaterra, por exemplo, só se encontra sal refinado e em pequenas caixas. Um pacote de sal de 1 Kg não há mesmo!
Obrigada pela partilha de saberes. Gostei muito. Bjs. Bombom