Doce de Figo com um toque de Lima e Canela


Podemos confecionar muitas receitas com figos frescos. A versatilidade deste ingrediente é fascinante! Com eles podemos criar pratos doces e salgados, entradas, pratos principais, sobremesas, pequenos-almoços, bebidas, etc&tal! Claro que, simplesmente comê-los, por si só, é ótimo. Mas, podemos sempre tentar guardar um bocadinho do seu sabor para outras alturas. Foi por este motivo que decidi fazer um doce de figo ... para os ter todo o ano. Acrescentei um pouco de lima para contrastar a doçura do fruto e juntei um pouco de canela para aromatizar. Por último, optei por usar também pectina porque queria reduzir bastante a quantidade de açúcar sem comprometer a conservação do doce durante meses. Atualmente podem comprar pectina nas grandes superfícies com facilidade.  Gostei bastante do resultado final!

  • 1kg de figos frescos
  • 400gr de açúcar
  • meia lima laminada (fino)
  • 1 pau de canela
  • 200 ml de água
  • 1 pacote de pectina
  1. Retirar os pés aos figos e triturar cerca de 700gr;
  2. Numa panela, colocar o puré de figo, a água, a lima, o açúcar, o pau de canela e a pectina;
  3. Deixar levantar fervura e, em lume brando, deixe ferver durante cerca de 4 minutos;
  4. Agora junte o resto dos figos, cortados em quartos e deixe ferver mais 2 minutos;
  5. Retirar do lume e, de seguida, guardar em frascos esterilizados.
Nota: O tempo de cozedura é reduzido devido ao uso da pectina. Se quiser fazer o doce sem pectina, tem duas opções:
  1. Continua a utilizar os 400/500gr de açúcar ... terá que ferver durante mais tempo até engrossar e, será aconselhável, guardar o doce no frigorífico;
  2. Usar mais açúcar, cerca de 850gr. Também terá que ferver durante mais tempo mas não será necessário guardar os frascos no frigorífico.
ATENÇÃO: Nunca se esqueça de esterilizar os frascos, ou seja, ferver os frascos e as tampas, imersos em água, durante 10 minutos.








Bom apetite!

Comentários

Unknown disse…
Adoro figos e sem dúvida que esta deve ser uma receita fantástica. Um dia tenho que experimentar, pois também adoro cozinhar!!
Beijinhos :)


Salty Sugar- saltysugar16.blogspot.com/
É das minhas compotas favoritas! Beijinhos