Folhados de Alheira e Maçã


Estes folhados de alheira e maçã são muito versáteis. Podem ser servidos como uma entrada, podem ser um rico lanche, ótimos para levar para um picnic e sempre apreciados em festas. Melhor ainda é que fazê-los é muito fácil e rápido. Podem até contar com a ajuda dos mais pequenos para medir os quadradinhos. Sim! Eu meço os quadradinhos de massa folhada! Podem chamar-me "picuinhas" mas ... ficam muito mais bonitos todos certinhos, do mesmo tamanho! Se levarem os miúdos para a cozinha, aproveitem e "explorem" a matemática: "Se eu dividir a massa em quadrados de 6 cm, com quantos quadrados fico?", "Se eu quiser dobrar a receita, qual a quantidade dos ingredientes?, "Se eu quiser dividir os folhados por 8 pessoas, quantos dá a cada um?" ... e por ai fora!

  • 1 base de massa folhada, de preferência quadrada;
  • 1 alheira,
  • 1 maçã pequena
  • 1 gema de ovo


  1. Estender a massa folhada, sem retirar o papel vegetal e cortar quadrados (os meus têm 6 cm);
  2. Retirar a pele à alheira;
  3. Descascar a maçã e cortar em quadradinhos pequenos;
  4. Colocar a massa da alheira num tacho com os cubos da maçã e deixar cozinhar até a maçã ficar macia;
  5. Colocar sobre cada quadrado de massa folhada um pouco do recheio de alheira e maçã;
  6. Fechar os folhados unindo as pontas duas a duas;
  7. Pincelar com gema de ovo;
  8. Levar ao forno até que fiquem douradinhos;
DICA: coloque os folhadinhos no frigorífico, cerca de meia hora, antes de irem ao forno. Desta forma a massa folhada vai ficar "bem folhadinha"!


Comentários

Carla Ramalho disse…
Uns folhados que adoro mas geralmente coloco a maçã ralada, hei-de experimentar assim para ver a diferença :)
Beijinhos ...
Guloso qb

ADORO!!!!!!!!!!!
Já há muito que não faço!...hum...
Adorei a dica!