Insalata Caprese

Esta é a autêntica Salada Caprese, prato genuinamente Napolitano.É uma salada extremamente simples mas, simplesmente deliciosa!
  • Para que a salada seja perfeita é necessária a estação certa. É básicamente uma salada de Verão, pois deve ser confeccionada apenas com tomates vermelhos, maduros (mas bem firmes), sumarentos, cheios de aroma e sabor, e, muito importante, sem terem estado no frigorífico (o frio retira o sabor).
  • Outro ingrediente importante é o basílico, mais conhecido por estas bandas por manjericão. Se possível, usar daquele que foi cultivado com muito carinho no quintal! Aquele cheio de aroma e sabor, ao contrário do que se compra no supermercado, que raras excepções, de manjericão só tem o aspecto.
  • A Mozzarella! Para uma verdadeira Insalata Caprese teríamos que usar Mozzarella di bufala, uma especialidade Napolitana. Mas como é muito dificil de arranjar e bastante cara, pode perfeitamente ser substituida por uma boa muzzarella de vaca, sem graves estragos para o resultado final.
  • Por último, o azeite. Simplesmente compre o melhor azeite que a sua bolsa lhe permitir!!!
Preparação:
Cortar o tomate e a muzzarella em fatias. Colocar o tomate e a muzzarella alternadamente num prato de servir e juntar (seja generoso) folhas frescas de manjericão. Tempere a salada com flor de sal e pimenta moida na hora. Antes, e só antes de servir, tempere a salada com um bom azeite.

Comentários

Cris disse…
Ficou linda sua salada!
Cláudia A. disse…
Essa salada é uma maravilha!!
Joaninha disse…
É mesmo uma maravilha, tão fresca e tão deliciosa. Além de que visualmente é maravilhosa!
Anónimo disse…
Também sou fã desta salada, tão simples, tão cool, e de grande efeito!
Valentina disse…
Lindfa apresentação realmente. E esta salada reinforca o fato de que nao ha nada como comer os produtos nas estacoes certas, quando estao bem saboroso, frescos, inigualaveis.
Daniel disse…
Adoro salada caprese!
A sua ficou com um aspecto ótimo.
DF disse…
Abriu-me o apetite! Vou fazer.
Cláudia disse…
Simplesmente esta salada é a combinação perfeita. Eu adoro!
bjs
eu adoro essa salada, posso comer todos os dias! :-)
bjoss,
Anónimo disse…
Linda e saborosa esta salada.
Marizé disse…
Sem duvida, uma das minhas fovoritas.
Parabéns pela excelente apresentação.