Panna Cotta com Abóbora e Praliné de Amêndoa


Em italiano Panna Cotta significa literalmente "nata cozida". É originária da região de Piemonte e é de confeção muito simples. Mas que não se engane, quem nunca a provou, com o “muito simples”. É uma sobremesa muito delicada e extremamente versátil. Versátil porque pode ser servida com o que a sua imaginação ou “vontade” do momento ou para o momento a que se destina: fruta fresca, calda de chocolate ou de caramelo salgado, lemon curd, compotas e outras coisas mais que, com toda a certeza se está a lembrar ao mesmo tempo que está a ler este post. 


Desta vez usei Confeito de Abóbora com Praliné de Amêndoa da Casa Lucena PortugalO confeito de abóbora com amêndoa é produzido de acordo com os métodos tradicionais de produção portuguesa: a abóbora é desfiada e em camadas são acrescentadas rodelas de laranja adicionando um aroma cítrico e criando assim um xarope requintado. Amêndoas torradas e caramelizadas complementam este produto dando-lhe um sabor único representativo do estilo de vida mediterrânico.

 Como dizia a minha avó “gaba-te cesta” mas a combinação foi perfeita. Sabores tradicionais Italianos e sabores tradicionais Portugueses em perfeita sintonia.





  1. Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água fria, até ficarem moles;
  2. Colocar o leite, as natas e o açúcar numa caçarola e levar ao lume (sempre a mexer com uma vara de arames ou colher de pau);
  3. Quando começar a ferver, escorrer a gelatina e adicioná-la ao creme;
  4. Mexer até dissolver bem e retirar do lume;
  5. Colocar a panna cotta em copos ou taças e levar ao frigorífico até solidificar (2 a 3 horas)
  6. Antes de servir, coloque um pouco do confeito de abóbora com praliné de amêndoa por cima da panna cotta e decore com um pouco de amêndoa torrada. 



E se é daquele tipo de pessoa que diz… pois, pois, a receita é simples mas para mim nem por isso!!! Tipo “eu e o fogão somos incompatíveis”! No problem: Vá a um bom supermercado e compre panna cotta pronta a fazer (tipo a gelatina). Já existem alguns preparados para panna cotta razoavelmente bons no mercado. Só tem que seguir as instruções básicas do pacote, levar ao frigorífico, tirar do frigorífico, abrir o frasco de confeito de abóbora com praliné de amêndoa da Casa Lucena Portugal, colocar umas colheradas generosas por cima da panna cotta e … fatto!

Comentários