O nosso Calendário do Advento e o "Anjo" do Advento que nos visita todos os anos!



O Calendário do Advento é uma espécie de countdown  até ao Natal!
 Inicialmente os Luteranos alemães contavam os dias fazendo traços com giz na porta de casa. Algumas famílias, com mais posses, acendiam uma vela por dia, outras colavam um santinho alusivo ao Natal por dia na janela. De acordo com o “sr. Google” o primeiro calendário do Advento conhecido foi manufaturado em 1851. O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas cortadas na camada superior com um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o Natal ou sobre o nascimento de Jesus.
Atualmente a criatividade invadiu os calendários do advento: caixinhas, tecido, madeira, material reciclado, papel, eva etc & tal … tudo pode ser usado para fazer um calendário original.




Este é o nosso! Novinho em folha! 
Foi construído em família (tenho que salientar a preciosa ajuda do meu Tomás (6 anos) que escreveu os números nos saquinhos de papel). O material que usamos foi:
  • Uma tábua de 120cm X 60cm(sim … é enorme!!!)
  • Pregos
  • Cordel
  • Sacos de papel (dos que usam nas padarias)
  • Molas da roupa de madeira
  • Alguns adereços de Natal


A montagem é fácil: Só temos que fazer estendais com as cordas, numerar os sacos, pendurar os sacos nas cordas com molas da roupa e decorar a tábua (tarefa dos mais pequenos)!

E perguntam vocês: o que tem nos sacos??? GULOSEIMAS … um chupa … uma moeda de chocolate … um marshmallow … três gomas … um pequeno turron de amêndoa … um bombom … uma gulosa bolacha de chocolate! Uma pequena surpresa, diferente todos os dias! São 24 pequenas guloseimas todas diferentes! Dá um bocadinho de trabalho para as encontrar: têm que ser pequenas e todas diferentes! Mas o trabalho compensa … na alegria dos meus filhos!

Como funciona: Os sacos estavam no calendário vazios! Na noite de 30 de novembro para 1 de dezembro o “Anjo do Advento” vem e enche os saquinhos de pequenas alegrias! Mas atenção! Não se pode fazer batota: é só um saquinho por dia! Caso contrário, o “Anjo” vai ficar aborrecido e para o próximo ano não volta!
Adoro o espírito e as tradições de Natal!!!



Comentários