Regueifa Doce


Depois de muitas pesquisas e muitas dicas recebidas, aqui está a nossa Regueifa Doce! Estamos muito orgulhosos dela. Do seu sabor e do seu aspeto. Muito gratos, a todas as pessoas que, generosamente, partilharam as suas receitas, as suas dicas e os seus "segredos" de família ❤.

.1200g de farinha sem fermento + farinha para polvilhar
.400g de açúcar
.50g de fermento de padeiro fresco
.Leite morno q.b. (usei cerca de 120ml)
.8 ovos 
.125g manteiga amolecida
. Raspa de 1 limão
.1 cálice de vinho do Porto (cerca de 100ml)
. Tempo, muito tempo 😁

⬇️
1. Fazer o crescente 
- Dissolver o fermento no leite morno e deixar descansar 10 minutos;
- colocar 200g de farinha numa bacia, adicionar o leite com o fermento e amassar bem até conseguir uma massa homogénia. Formar uma bola, polvilhar com farinha, tapar com um pano e deixar levedar cerca de 2 horas. ( eu coloco a bacia dentro do forno, desligado - para evitar correntes de ar).

Depois de levedar: 

2. Fazer a massa
-  Numa bacia grande colocar o crescente, o resto da farinha (1kg), o açúcar, a manteiga, a raspa de limão, o vinho do Porto, 5 ovos inteiros e 3 gemas;
- Amassar tudo muito bem. Se tiver uma batedeira com gancho para massas pesadas, tem o trabalho facilitado - bater cerca de 10 minutos. Se for à mão... força, amassar até obter uma massa homogénea, elástica e que se descola das mãos. Poderá ter que acrescentar mais alguma farinha. Trabalhar a massa sempre numa superfície enfarinhada.
- Colocar a massa numa bacia grande enfarinhada, polvilhar com farinha, cobrir com um pano e deixar levedar. Desta vez foram cerca de 6 horas!


(esqueci-me de tirar foto à massa levedada)

3. Moldar as regueifas 
- Dividir a massa em duas partes (para 2 regueifas);
- Dividir uma das partes em 2;
-  Com uma das partes, fazer 2 rolos compridos;
- Entrançar os 2 rolos;
-Unir as duas pontas para um aro;
- Moldar a outra regueifa.
- Colocar as regueifas em 2 tabuleiros, polvilhados com farinha.



4. Levedar mais uma vez
- Deixar levedar de um dia para o outro ( as minhas ficaram a levedar das 11 da noite até às nove da manhã do dia seguinte) ... sempre tapadas com um pano e dentro do forno.


5. Cozer ... finalmente!
- Pincelar as regueifas com 1 ovo batido com 2 colheres de leite; 
- Levar ao forno, pré-aquecido a 180°. Demoraram cerca de meia hora a cozer, mas vai depender do seu forno. O melhor será fazer o teste do palito.


Comentários

Patrícia Cheio disse…
Adoro regueifa. Também tenho a receita no meu site, mas como as tuas estão perfeitas vou comparar as duas a ver se há diferenças. Obrigada pelo registo fotográfico passo a passo.
Beijinhos e muita saúde.
Patricia
Jorge Oliveira disse…
Eu faço Regueifas, é um passatempo que tenho e gosto muito,mas acho que não é preciso tanto tempo para levedar , eu deixo levedar por duas a três horas , só não faço a trança , eu as minhas dou como nome Regueifa Rústica ,...tenho pena de não conseguir partilhar uma foto, abraço e muitas felicidades
Jorge Oliveira disse…
Eu faço Regueifas, é um passatempo que tenho e gosto muito,mas acho que não é preciso tanto tempo para levedar , eu deixo levedar por duas a três horas , só não faço a trança , eu as minhas dou como nome Regueifa Rústica ,...tenho pena de não conseguir partilhar uma foto, abraço e muitas felicidades