terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arroz de Morcela no forno



Cá para os meus lados, é, ou melhor, era tradição, aquando da matança do porco fazer-se as Morcelas. Digo era tradição porque, hoje em dia, não há tempo, nem condições para se estar a fazer morcelas caseiras. A da foto, no entanto, é caseira. Tenho um casal amigo, que num dia de jantarada, se lembraram: então e se nós criássemos um porco como antigamente!!! Dito e feito. Já se fez a matança de 3 porcos. O quarto deve estar para breve.

O dia seguinte à matança é um dia atarefado: é preciso desmanchar o porco e, entre outras tarefas, fazer as morcelas:


O sangue fresco do porco é temperado com sal e pimenta, e diluído com vinagre e vinho tinto.Junta-se carne entremeada de porco, cortada em pedaços miúdos, alho, cebola, salsa e cominhos e deixa-se marinar durante algumas horas, mexendo de vez em quando. Enchem-se as tripas, depois de muito bem lavadas e esfregadas com limão. Podem ser servidas, após leve cozedura em água temperada com sal e louro.


É claro que nos talhos cá da zona se podem comprar estas morcelas, mas não é a mesma coisa!


Para o arroz:

Fazer arroz branco da forma tradicional. Quando adicionar a água, juntar a morcela inteira e deixar cozer 5 minutos. Depois passar o arroz para um recipiente que possa ir ao forno, colocar a morcela inteira por cima e levar ao forno para acabar de cozer e dourar o arroz. Depois é só servir o arroz com rodelas de morcela por cima.

16 comentários:

lili disse...

que delicia adoro morcela e caseira ainda melhor!
bjs

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Flor, eu adoro morcela... no Uruguai tem até umas que são doces? conhece???

Prefiro as salgadas, mas a doce vai também...

Minha mãe as vezes faz caseira, ai me farto de comer! hehehehehe

bjsssssssssssss

Pierre Corneille disse...

acho um grande luxo poder comer os porcos criados em casa. E essa morcela está muito, muito bonita.

ameixa seca disse...

Adoro morcela mas não sou capaz de matar os bichinhos!! Esse arroz tem um belo aspecto :)

ameixa seca disse...

Adoro morcela mas não sou capaz de matar os bichinhos!! Esse arroz tem um belo aspecto :)

Isabel Pisoeiro disse...

Adoro morcelas!! De certeza que esse arroz ficou maravilhoso!! :p Bjs.

Smsn - artes e ideias disse...

que delicia!!!!

Sónia Alexandra disse...

Até me babei todinha....beijinhos

Mamã Catarina disse...

Adoro morcela e este teu pratinho já me deixou de água na boca! E o arroz feito no forno também é delicioso :)

Sabes, eu como muita carne de porco, mas não posso é pensar como ele é morto! Quando era pequena vi da janela do meu quarto os vizinhos a matarem um porco no seu quintal! Custou-me tanto ver o sofrimento do bichinho... ainda hoje me lembro de o ouvir! Deu-me imensa pena, custou-me muito aquela imagem e por uns bons anos não consegui comer carne! Aliás, só a recomecei a comer quando engravidei pela primeira vez! Uma gravidez faz mesmo milagres :)

Beijinhos e boa semana!!

Fla disse...

Hum..esse eu não como não.
Mas tá com uma cara bem bonita.
Beijos

Carlinha disse...

Ui q delicia...
Morcela caseirinha... NHAMI...

Anónimo disse...

提供各式整形美容、注射美容、雷射光療等服務。新彩以專業的態度提供完美隆乳手術服務,在進行隆乳手術前必須評估整形外科醫師是否具備合格專業的技術,隆乳手術前應該注意事項及完善的隆乳術後護理回診追蹤,使您隆乳術後無煩惱,以呈現最自然的胸型。

Anónimo disse...

大陸新娘要幾歲才能嫁來台灣?外籍新娘如何申請良民證? 大陸新娘來台後須多久才可以申請身份証呢?外籍大陸新娘來台後在沒身份証情形下可以工作嗎? 外籍新娘努力向上,台南有一個大陸新娘,他在大陸是一新疆舞的老師,他雖然嫁來台灣當大陸新娘,但是他一樣努力向上他為了讓新疆舞的美讓台灣人都知道於是在公園教越南新娘林氏一起跳,二個人就這樣變成好姐妹,越南新娘也因為如此他的生活也更加充實開心.

Smas disse...

Ai, eu adoro morcela, essa caseira deve ser maravilhosa! E esse aroz... uma delicia!

Misshiva disse...

Morcela lembra-me o Verão =D
O prato deve ter ficado delicioso.

Anónimo disse...

agendas
calendarios personalizados
calendarios 2012
agendas 2012
Hydroxycut
calendarios
Nitro Tech
dipticos
buzoneo
casa lola
mailing
flyers
folletos
imprenta online
impresion
tripticos
hoteles en el pais vasco
Animal Cuts
centro especial de empleo
NO Xplode
imprenta