Vinho doce ... para matar saudades!


Vinho doce: ADORO!
Do que estou a falar: vinho acabado de ser pisado, ainda em fermentação. Nesta fase do processo o vinho é muito doce, muito encorpado e sem álcool. Ou seja podemos beber bastante sem ficar com a cabeça às voltas. Mas é sempre preciso cuidado: se bebermos mesmo muito não é a cabeça que fica às voltas … é a barriga!
Este vinho doce foi oferecido por amigos. Pois porque como já diz o ditado: “Quem tem amigos não morre na cadeia” ou será melhor dizer … não morre de sede … e de saudades. Sim, de saudades, porque este vinho leva-me de volta à minha infância onde eu andava a apanhar as uvas “americanas” com o meu avô e depois ajudava a pisar as uvas (muita comichão nas pernas), bebia o vinho doce, ajudava a lavar e a preparar os pipos para guardar o vinho novo.
O vinho resultante da fermentação da uva americana é chamado de "vinho americano" nalgumas regiões do País, noutras de "morangueiro" e, ainda noutras (Açores) de "vinho de cheiro".

A vinha americana foi introduzida no País para fazer face ao surto de filoxera que estava a destruir as vinhas tradicionais. No entanto, A União Europeia proíbe a sua comercialização no espaço comunitário desde 1995. “Parece” que faz mal à saúde! Eu cá não sei: conheci muita gente que viveu até aos 90 e tal que consumia vinho americano regularmente! E outros, que ainda andam por cá, insistem em preservar tradições, continuando a ter pequenas vinhas de uva americana e fazem um vinho doce delicioso … e … “cereja no topo do bolo” … mandam um garrafão dele cá para casa!

Comentários

Eu adoro vinho doce! Adoro mesmo! Na epoca das vindimas espero ansiosamente pelo vinho doce! Até guarde algum no congelador para poder beber durante o ano até as proximas vindimas! Nao é a mesma coisa mas sempre dá para matar saudades! Beijinhos
Nunca provei, mas agora estou curiosa! Beijinhos