Caladinhos

Adoro Caladinhos!
Só de pensar fico com água na boca!
Os Caladinhos são uns doces tradicionais de Santa Maria da Feira, muito populares na festa das Fogaceiras. É evidente que, de tão bons que são, os podemos encontrar durante todo o ano (graças a Deus) em todas as boas pastelarias de Santa Maria da Feira e arredores.

Sempre pensei que fosse algo muito complicado de fazer. Até que apareceu uma amiga da minha mãe com a receita! Decerto não é a receita mais tradicional ou mais original, mas o resultado é bastante agradável e até parecido com o original!



Então aqui vai a receita:

  • 4 gemas
  • 4 ovos inteiros
  • 500g de açúcar
  • 659g de farinha
  1. Bater os ovos inteiros e as gemas com o açúcar muito bem, durante cerca de 10 minutos.
  2. Misturar a farinha com a mistura de ovos e açúcar.
  3. Moldar bolas com as mãos e colocar num tabuleiro untado e enfarinhado.
  4. Levar ao forno a cerca de 180º.
  5. Retirar os caladinhos do forno ainda um pouco crús porque secam muito depois de frios.

E já agora descubra aqui o porquê do nome "Caladinhos".

Comentários

conceicao disse…
Não conhecia, mas devem ser óptimos.
Bjs
Ena pá meio kilo de açúcar??!!Devem ser mesmo docinhos...Acho que tenho de os fazer pk gulosa sou eu...

Bjoka
Rita
Margarida disse…
Hummm devem ser mesmo uma delicia os caladinhos...

Uma receita que vou ficar de baixo de olho!!

Beijocas
RATOLINHA disse…
Que engraçado conheço uns caladinhos, mas são diferentes destes. Os que conheço parecm caramujos e levam um creme amarelo.
Estes não conhecia.Mas ficaram ótimos.
bjs
Luisa Alexandra disse…
Não conhecia este tipo de bolos e achei fantásticos!
Bichinha disse…
Têm ar de bolinhos do antigamente mas tenho que lhe cortar no açúcar :)
moranguita disse…
acho que ja tinha ouvido falar
estão lindos e vao bem para o cafe.
beijinho
Isabel Salvador disse…
ficaram muito bem estes teus caladinhos,até eu ficava caladinha a comer um,bjokinhass
Cininha disse…
São parecidos(no aspecto) com uns que a minha avó fazia na páscoa e que eu adorava, mas na altura nunca me preocupei em aprender,pensava que a minha avó era eterna :-(
Gostei muito destes.
ameixa seca disse…
Nunca provei mas não me importava nada :)
Isa disse…
Eu adoro caladinhos. Tenho uma colega que nas reuniões de avaliação leva sempre e eu adoro. Um dia destes tenho de fazer estes. Beijinhos e bom carnaval.
Lina disse…
Ola, acabei de conhecer o teu blogue e o que me chamou a atenção foi esta receita dos caladinhos pois sou de Sta. Maria da Feira e adoro estes bolinhos. Obrigada por partilhares a receita.Vou te seguir para acompanhar estas delicias. Parabéns pelo blogue.
Bjos
a dona do tacho disse…
Adoro caladinhoe e quando vou a Sta Maria da Feira tenho de os comprar sempre. Agora com a receita fico mesmo tentada a experimentar.
Rosita Vargas disse…
Me han encantado estos dulces los voy a preparar son una delicia,abrazos y abrazos.
Margarida disse…
Quanto tempo duram os caladinhos depois de feitos?
Unknown disse…
Quanto tempo ficam no forno?
Unknown disse…
Quanto tempo ficam no forno? Obrigada pela receita, devem ser uma delícia, pelo aspecto!
Unknown disse…
Quanto tempo ficam no forno? Têm um aspecto delicioso. Obrigada pela partilha!
Não conhecia, estão bem bonitos!
Anda tomar um chá comigo ao meu Cantinho
http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/